sábado, 10 de dezembro de 2011

História da EMEF "Felipe Módulo"

Escola em Reforma – 2011
A história da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Felipe Modolo” relaciona-se com a do Distrito de Mathilde, onde se localiza.

Esse distrito é um dos sete do município de Alfredo Chaves. De acordo com relatos feitos por um antigo morador; a origem do nome da comunidade deu-se na época em que foi fundada a Estrada de Ferro Leopoldina, pois o engenheiro responsável pela construção da ferrovia quis homenagear uma de suas filhas que se chamava Mathilde, e que aniversariava no mesmo dia de sua chegada neste local. No dia 12 de dezembro de 1919 a Vila de Matilde passou a ser considerada Distrito.

Matilde foi fundada por imigrantes italianos por volta de 1884, esses chegavam até o município de Anchieta vindos de Gênova (Itália) e deslocavam-se a partir daí utilizando o Rio Benevente como caminho. Em suas paradas, muitas vezes, fundavam vilas como foi o caso de Mathilde.

Toda a formação cultural do Distrito foi influenciada pelos italianos. O surgimento da primeira escola não foi diferente; ela surgiu no período da imigração e recebia inspetores das escolas reais italianas (Ispettore delle Reggie scuole Italiane all’Estero) para supervisionar e entregar materiais, como livros e outras impressões do Governo Italiano, já que este tinha um serviço de impressão para promover nas áreas que os imigrantes ocupavam, a literatura italiana. Mais tarde a escola recebeu o nome de Felipe Modolo, em homenagem a este italiano que foi um dos primeiros educadores do local, e que na época ministrava aulas em sua própria casa a imigrantes como ele.

Por falta de informações que comprovem o contexto histórico da instituição, não se sabe ao certo o ano de sua fundação. É fato que durante anos funcionou como Escola Primária “Felipe Modolo”. Por volta de 1968, para atender aos alunos que terminavam o ensino primário foi aberta a escola “Dr. Aguinaldo Costa” que funcionava no mesmo prédio, no turno vespertino e noturno, e pertencia a Associação Cultural de Alfredo Chaves, cujo regimento interno encontra-se arquivado na escola.

Em 1975 houve a aprovação da Escola Singular “Felipe Modolo” de acordo com a Res. CEE 41/75 de 28/11/1975; em 1980 sob a criação da port. E nº 1330 de 28/03/80 e aprovação Res. CEE 27/86-09/05/86 passou a ser denominada EPG e era mantida pelo Estado. A partir de 1990 sob o ato de criação - decreto Municipal nº 583/90 de 08/03/90 foi criada a PE MUL Chapeuzinho Vermelho que funciona no mesmo prédio atendendo aos alunos da educação infantil. Em 1997 a escola foi municipalizada e passou a ser mantida pela Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves. Em 17/02/2006 sob o decreto 276-N/2006 a escola passou se chamar EMEF ”Felipe Modolo”.

A escola conta hoje com 19 funcionários atendendo 170 alunos nos turnos matutino e vespertino. Sendo que 30 desses são da pré-escola; funciona também no mesmo prédio no turno noturno, um anexo da EEEFM “Camila Motta” que é a única escola estadual do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário